sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UNIDADE 3- MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA- CAMINHOS PARA A CIDADANIA

ENCONTREI UM SITE COM UMA DISCUÇÃO BEM INTRIGANTE


Aqui debatem as mudanças sociais incluindo as tecnologias nas escolas que estão chegando MUITO TARDE, pois em outros países isso já foi inserido, e Brasil esta um tando “desinteressado” quando se fala em educação como cita Cláudio de Musacchio:

O Brasil possui duas qualidades invejáveis: flexibilidade e adaptação. Seus empresários observam oportunidades rapidamente, num mundo de transformações constantes. Lá fora, quando mudam as regras comerciais, industriais, o Brasil logo se adapta e se flexibiliza para dar conta das mudanças.  Mas o mesmo não ocorre em outros setores da economia, como por exemplo, na Educação e na formação do povo brasileiro.

E, igualmente:

As escolas brasileiras estão demorando demais para aceitar o seu eterno papel, que é o de oportunizar para o seu povo ensino e aprendizagem de qualidade. E isso significa, em outras palavras, aprender. Aprender para ensinar. Aprender tecnologias e utilizar essas tecnologias como instrumento de ensino, em primeiro lugar.

Não podemos ser bloqueadores ou “in-oportunizar” os alunos de aprender algo que é de suma importância para sua vida, pois vivemos em um  mundo totalmente capitalista, onde as mudanças ocorrem não a passos de “tartarugas”, mas sim a “velocidade da luz”, as escolas como colaboradoras dessa formação do indivíduo, deve se manter atualizada e atenta para colaborar cada dia mais nessa formação. E quando isso acontecer o Brasil realmente vai avançar a passos largos quando perceber que educar é acima de tudo entender o que a sociedade espera da escola neste momento. E todos nós concordamos o que a Escola precisa ser para todos nós.
Não vou me limitar somente no face book como uma opção de ensino-aprendizagem, ou o Blogger, o professor deve buscar esse tipo de informação, não somente para cumprir com o seu papel na escola, isso vai servir para sua vida pessoal, seu conhecimento pessoal.
A escola ao bloquear a inserção das mídias e tecnologias na escola, esta bloqueando seus alunos para o mundo, o professor que irá atribuir o uso dessas mídias na escola, deve usá-las a favor da educação do indivíduo, pois além disso, os nossos alunos a utilizam como uma forma de entretenimento, passa tempo, socialização, e por que não ensiná-los a utilizar  de uma forma –vamos dizer- científica, fazer com que eles elaborem algo que contribua para a comunidade, fazendo alunos criadores, e transformadores, não podemos usar as mídias e redes sócias somente com a intenção de não deixar nossas aulas chatas, devemos pensar em como contribuir para uma mudança significativa na vida do aluno.

Atualmente, em nossa comunidade escolar que é a ZONA ao RURAL, ainda sofre com a inacessibilidade de tecnologias, pois, não tem computadores e internet para a realização dessas atividades, estamos limitados, pois os alunos somente têm o acesso às redes sócias quando se deslocam da zona rural para a zona urbana, geralmente uma vez por mês, é quando aproveitamos para sugerir algumas atividades extras. Como citado acima, o nosso Brasil irá andar conforme os países de primeiro mundo, quando olhar para a educação, incentivando e investindo com qualidade na educação e nos formadores.

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM AÇÃO

                        GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, UM PROBLEMA SOCIAL.

Executamos um projeto na escola Arlindo Luz 2 Da zona rural de Ribas do Rio Pardo com um tema bem intrigante a ser discutido- GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, esse tema foi escolhido pela turma do 9º ano, pois mesmo em sala de aula ainda sai algum comentário ou fatos acontecidos com os próprios, temos em anexo o projeto para quem queira conhecer.
Para o desenvolvimento da palestra final, que foi produzida pelos próprios alunos, eu como professora permiti que utilizassem alguma ferramenta tecnológica, como pesquisas na internet (somente alguns tem acesso, por morarem na zona rural), celulares (para fotos de figuras, de cartazes, montagem de slide com figura, gravação das palestras realizadas pela professora e pelos alunos).
abaixo esta o resultado, os alunos criaram os slides conforme a sequencia do que iriam apresentar na palestra para os outros alunos. 





























CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS UNIDADE 2


                                                       REDES DE APRENDIZAGEM

REFLEXÕES DAS ATIVIDADES 2.1 A 2.4
CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS UNIDADE 2


UM MUNDO DIFERENTE, O MUNDO DOS NERDs

        Afinal o que é um nerd ? Quem são eles ? Como eles vivem ? Essas são algumas de muitas perguntas feitas sobre eles. A palavra nerd é apenas mais um dos vários apelidos que existem. Temos também os geek, e até mesmo “puxa saco” de professor entre outros.
        Existe uma teoria sobre as diferenças do significado da palavra, segundo Sillicon Valley é uma conceito que envolve: solidão, uma vida rotineira, sem muitas surpresas, são pessoas que usam destes adjetivos citados para esquecerem / anestesiarem os prazeres da vida real. Então podemos definir um nerd como uma pessoa, triste, infeliz...infelizmente sim, pois, na sua grande maioria, eles sofrem preconceito, exclusão dos colegas de classe, e muita das vezes sofrem até agressões físicas. Sem falar nos casos dos alunos que não suportam a pressão psicológica, e acabam cometendo o suicídio. Essas pessoas que são etiquetadas de nerds, “puxa saco” de professor, geeks entre outros, são na sua grande maioria adolescentes, são seres humanos que são obrigados a suportarem duas realidades difícil da vida, primeira passar pela adolescência, segunda o preconceito.


       É difícil dizermos o porque isto acontece, se é inveja dos demais por não possuírem a mesma facilidade em aprender as disciplinas, ou se é a ma educação dos pais que eles recebem, são inúmeros fatores responsáveis por todo o acontecido.
Em uma conversa com alguns alunos da rede Municipal do Município de Ribas do Rio Pardo, que são etiquetados de nerds, caretas, chatos e muitas outras. Eles confirmaram tudo o que foi citado acima, e também disseram que existem alguns nerds que tem um bom relacionamento com a sociedade adolescente, mas é a minoria. Segundo eles isto acontece por adolescentes que tem pais agressivos em casa, ou por terem pais “frochos”, que não controlam seus filhos. E eles sofrem com esta exclusão, falta de amigos, com a falta de alguma emoção em suas vidas. E o mais “engraçado”(se não fosse trágico) de tudo isto, é que com o passar do tempo, quem é que tem mais chances de ser alguém na vida hoje? Os que são taxados de nerds. Principalmente os nerds tecnológicos, aqueles que dominam por completamente a tecnologia atual, os meios de comunicação, e conseguem acompanhar este avanço acelerado da tecnologia. Infelizmente este numero de alunos mais informados sobre a tecnologia é por falta de recursos pedagógicos na escola, e quando tem, são de baixa qualidade.
        Não podemos esquecer que parte deste preconceito, também ocorrem por culpa de pessoas que ditam as normas de vida, que para uma pessoa ser popular, ter muitos amigos, ser queridos por todos, não precisa ser inteligente,e nem estudar, e sim, ter uma boa aparência, usar roupas que estão na moda, tênis de marcas reconhecidas mundialmente...e tudo aquilo que fugir dessas regras são consideradas pessoas caretas. E este preconceito citado acima, é apenas um de muitos que acontecem por ai, como, preconceito racial, financeiro, com pessoas obesas, até mesmo com pessoas que possuem  alguma deficiência física.
        Por isso pais, que desde cedo temos que ensinar / educar e mostrar para os nossos filhos que o ser humano deve ser julgado pelas suas atitudes, e não pela sua aparência física, e muito menos pelas suas vestimentas.
No Blogg http://educadorafisicamonikieveny.blogspot.com.br podemos encontrar algumas atividades propostas para os alunos, como algumas referências para pesquisas, direcionamento de atividades e responder algumas atividades no próprio Blogger. 
Abrimos também um blogger para a sala da 3ª fase EJA fundamental, e 2ª fase EJA médio para que troquem atividades e algumas postagens do interesse de cada um, porém, todos tinham acesso, e a possibilidade do blog ser excluído era grande. 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Determine a intensidade do seu treino

A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservada e aprimorada pela pratica regular de atividade física, ou seja, os exercícios físicos.
Ao buscar por um profissional da educação física,você estará seguro em praticar e realizar seus exercícios com segurança e a espera de um ótimo resultado. Qualquer tipo de atividade física, seja espontânea ou programada (isto é, o exercício) deve ser baseado no estilo de vida da pessoa e de seu condicionamento físico atual.
Para quem busca perder peso, opta por exercícios aeróbicos, por ter um maior dispêndio energético durante o exercício físico, não que o exercício anaeróbio não tenha, além disso O exercício físico regular está associado com um decréscimo na incidência de eventos cardiovasculares, melhora a função endotelial, a capacidade física e o surgimento de vasos colaterais em pacientes com doenças arteriais coronarianas (DAC), melhora a insuficiência cardíaca crônica e a doença arterial periférica. Além disso, o exercício fisico está associada com melhora no peso corporal, pressão arterial e sensibilidade à insulina.
O tipo, a duração e a intensidade do exercício físico são variáveis  importantes a serem consideradas quando buscamos resultados através do treinamento regular. Quando estamos destreinados precisamos nos exercitar com intensidade baixa ou moderada por períodos mais prolongados e mais vezes por semana.
Para uma boa prescrição, necessitamos determinar limiares, ou seja a intensidade do exercício, que é um parâmetro importante para um bom planejamento de treino.
Não adianta se esforçar demais e passar de seus limites. O importante é exercer um treinamento planificado, e com dedicação, evoluir da maneira ideal ao seu organismo.
Lembrando de sempre consultar um médico antes de iniciar seu treino.
Um dos métodos para prescrever a intensidade do exercício, nesse caso aeróbio, é pela Freqüência Cardíaca, assim você sabe o quanto tem que se esforçar para seguir o objetivo do treino e conseguir o resultado que deseja.
Confira no post abaixo como determinar a intensidade do seu treino a partir da Freqüência Cardíaca.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO AERÓBICO