sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UNIDADE 3- MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA- CAMINHOS PARA A CIDADANIA

ENCONTREI UM SITE COM UMA DISCUÇÃO BEM INTRIGANTE


Aqui debatem as mudanças sociais incluindo as tecnologias nas escolas que estão chegando MUITO TARDE, pois em outros países isso já foi inserido, e Brasil esta um tando “desinteressado” quando se fala em educação como cita Cláudio de Musacchio:

O Brasil possui duas qualidades invejáveis: flexibilidade e adaptação. Seus empresários observam oportunidades rapidamente, num mundo de transformações constantes. Lá fora, quando mudam as regras comerciais, industriais, o Brasil logo se adapta e se flexibiliza para dar conta das mudanças.  Mas o mesmo não ocorre em outros setores da economia, como por exemplo, na Educação e na formação do povo brasileiro.

E, igualmente:

As escolas brasileiras estão demorando demais para aceitar o seu eterno papel, que é o de oportunizar para o seu povo ensino e aprendizagem de qualidade. E isso significa, em outras palavras, aprender. Aprender para ensinar. Aprender tecnologias e utilizar essas tecnologias como instrumento de ensino, em primeiro lugar.

Não podemos ser bloqueadores ou “in-oportunizar” os alunos de aprender algo que é de suma importância para sua vida, pois vivemos em um  mundo totalmente capitalista, onde as mudanças ocorrem não a passos de “tartarugas”, mas sim a “velocidade da luz”, as escolas como colaboradoras dessa formação do indivíduo, deve se manter atualizada e atenta para colaborar cada dia mais nessa formação. E quando isso acontecer o Brasil realmente vai avançar a passos largos quando perceber que educar é acima de tudo entender o que a sociedade espera da escola neste momento. E todos nós concordamos o que a Escola precisa ser para todos nós.
Não vou me limitar somente no face book como uma opção de ensino-aprendizagem, ou o Blogger, o professor deve buscar esse tipo de informação, não somente para cumprir com o seu papel na escola, isso vai servir para sua vida pessoal, seu conhecimento pessoal.
A escola ao bloquear a inserção das mídias e tecnologias na escola, esta bloqueando seus alunos para o mundo, o professor que irá atribuir o uso dessas mídias na escola, deve usá-las a favor da educação do indivíduo, pois além disso, os nossos alunos a utilizam como uma forma de entretenimento, passa tempo, socialização, e por que não ensiná-los a utilizar  de uma forma –vamos dizer- científica, fazer com que eles elaborem algo que contribua para a comunidade, fazendo alunos criadores, e transformadores, não podemos usar as mídias e redes sócias somente com a intenção de não deixar nossas aulas chatas, devemos pensar em como contribuir para uma mudança significativa na vida do aluno.

Atualmente, em nossa comunidade escolar que é a ZONA ao RURAL, ainda sofre com a inacessibilidade de tecnologias, pois, não tem computadores e internet para a realização dessas atividades, estamos limitados, pois os alunos somente têm o acesso às redes sócias quando se deslocam da zona rural para a zona urbana, geralmente uma vez por mês, é quando aproveitamos para sugerir algumas atividades extras. Como citado acima, o nosso Brasil irá andar conforme os países de primeiro mundo, quando olhar para a educação, incentivando e investindo com qualidade na educação e nos formadores.

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