segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


                                            A dança no processo                     educativo

A dança é uma das ferramentas que podemos utilizar no processo educacional principalmente em crianças, indo além de aquisições ou aprimoramento de habilidades motoras; mas também favorece a criatividade e construção de conhecimento, desenvolvendo as potencialidades humanas e sua relação com o mundo, servindo de socialização, formação de um cidadão participativo e responsável. A dança na escola não se baseia em um espetáculo como nos teatros ou escola de dança, trabalhamos de forma lúdica, divertida, espontânea e organizada.

A dança é a arte de mover o corpo, uma forma de expressão do individuo, e cá entre nós, é uma arte bem antiga, na própria história, podemos relembrar que o homem primitivo dançava por várias razões ( caça, colheita de alegria...) e por que não lembrar dos animais, quem nunca ouviu falar na “dança do acasalamento”?.

 Ela vem marcando a história da humanidade, e hoje em particular na educação,  podemos utilizá-la para que os alunos conheçam a si e com os outros, explorem o mundo das emoções e imaginação .


Nossa turma da escola E.B.A entendem bem o que é isso.
♩♫Então eu direi, owo, abra-se o mar♭♪
e eu passarei, pulando e dançando em sua presença...SENHOR♬♮
Música:
♫Vitória no deserto com Aline Barros.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE


O envelhecimento é um processo natural, porém muitos cuidados tem que haver para que possa ser realizado um processo saudável durante a vida do idoso. Com isso, os cuidados da vida no passado, atividade física e a boa alimentação são essenciais para uma boa qualidade. O aumento da quantidade de gordura no organismo, osteoporose , diminuição da coordenação motora e de massa muscular são apenas alguns fatores de quem tem que tomar cuidado na hora de praticar uma atividade física. São muitos os benefícios que a atividade física traz na vida do idoso: Mais disposição, musculatura mais resistente, combate a obesidade, evita o retardar da diabete e ajuda no melhor desempenho para as atividades do dia a dia.




Com essa ideia, nas Aulas de Educação Física na escola E.B.A para os alunos da EJA, foram motivados a prática de atividade física e conscientizados a importância de tal.

No inicio das atividades realizados a fase citado acima, houve receio por parte de alguns alunos, medo de cair ou se machucarem, alguns sentem dores nas articulações ou não tem equilíbrio para fazer alguns dos exercícios, porém, as atividades eram sempre adaptadas, e para alguns pude colocar desafios, por terem boas habilidades.
A cada aula era dado um estímulo diferente, para que tivessem alto confiança, e prazer. É importante também que o professor tenha sempre um bom contato com os alunos, essa ligação afetiva serve  para que eles tenham confiança no profissional, confiança é algo que não se impõe, mas se conquista.  Quando o aluno confia significa que, mesmo sem dizer nada, ele tem certeza que seu professor  vai respeitar e levar em consideração suas limitações diante das atividades propostas, principalmente seu medo, por mais bobo que possa parecer. E essa conquista leva tempo e demanda atenção a detalhes.    

Ginástica na escola


              GINÁSTICA NA ESCOLA.
 
A ginástica é uma forma de exercicíos fisicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas e também as não competitivas. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.
A Ginástica na escola tem caráter recreativo e não competitivo, pode também ser orientada para o lazer, visto que tem como um dos principais objetivos o prazer pela sua prática. Tem como objetivo fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade, força, equilibrio, flexibilidade. Contamos também com o prazer que tal atividade proporciona.




Foi realizado na E.E.EDUARDO BATISTA AMORIM a Ginástica Artistica e Ginástica Rítmica, trabalhando assim as habilidades citadas acima. Os alunos conheceram essas duas modalidades em aulas teóricas e vídeos dos melhores ginastas, e colocaram em prática alguns dos movimentos executados pelos atletas.
 
Conheceram também algumas atividades c ircense: Trapézio, malabarismo e truques de mágica.
 A ginástica não consiste apenas em exercícios feitos em academia, de certa forma ela é tudo que faz você movimentar seu corpo, e assim, aprendendo de uma forma divertida.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

“Avaliação da aula com uso do blog”

Considerando que a Educação física deve “trazer uma proposta que procure democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos” (PCN), sendo assim, escolhendo o xadrez que  requer lógica, conhecimento e raciocínio, tudo num modelo de construção própria do sujeito, o jogador, no caso a criança que desafia o oponente, a outra criança, a testar seus conhecimentos em xadrez, auxiliado por sua pelas habilidades citadas, mais a oportunidade de “ler” a mente de seu adversário e antecipar suas ações e produzir movimentos que levem seu oponente a cometer erros de assimilação de seus movimentos. Como coloca Hélène L´Heuillet (2008, pág. 197) a criança deve construir sozinha seu saber, e citando interpretação dos pensamentos de Vecchi (2008, pág. 197) a criança deve ter suas próprias representações no sentido da metacognição e na confrontação com outras crianças (sociocognição) que esta pode “entrar em processo de aprendizagem”.


Avaliação da atividade.

Os alunos no inicio do projeto, tiveram rejeição ao conteúdo, pois o xadrez é um jogo conhecido como, jogo de raciocínio, e de difícil acesso, por não ter projetos, a cultura da própria cidade não motiva, no decorrer do projeto, onde eles foram aprendendo de uma forma diferente, através de vídeos, jogos on-line e metodologia diferenciada, criaram intimidade com o jogo, familiarizando. A sala pintou um tabuleiro gigante no pátio da escola com tinta, e confeccionaram as peças em papel pardo, acessaram o sit sugerido pelo Blog de jogos on-line de xadrez, assistiram vídeos, tiveram aulas práticas de jogo em tabuleiro pequeno. Fizeram a representação do xadrez humano, onde pude avaliar o conhecimento sobre o jogo em cada um que representou uma peça do xadrez, fazendo as movimentações corretas, com objetivos e táticas. O blog foi utilizado como sugestão de vídeos: história do xadrez, sit para jogos on-line de xdrez, e movimentos iniciais das peças de xadrez, onde os mesmos acompanhavam o vídeo juntamente com o tabuleiro em mãos, os sits sitados encontram-se nos meus VÍDEOS FAVORITOS  em sugestão de sits dessa mesma página.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sugestão do uso pedagogico do Blog

Conteúdo: Xadrez.
Descrição da atividade: Os alunos do 6º ano do ensino fundamental utilizarão o blog para iniciar as atividade de xadrez . 1º :vizualizando o vídeo da história do xadrez, que pe um vídeo motivacional para essa faixa etária, 2º irão visualizar a movimentação das peças em um 2º vídeo e o blog dara a sugestão de alguns blogs e sits de xadrez.

Vídeo motivacional da História do xadrez.