Considerando
que a Educação física deve “trazer uma proposta que
procure democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área,
buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore
as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos” (PCN), sendo
assim, escolhendo o xadrez que requer
lógica, conhecimento e raciocínio, tudo num modelo de construção própria do
sujeito, o jogador, no caso a criança que desafia o oponente, a outra criança,
a testar seus conhecimentos em xadrez, auxiliado por sua pelas habilidades
citadas, mais a oportunidade de “ler” a mente de seu adversário e antecipar suas
ações e produzir movimentos que levem seu oponente a cometer erros de
assimilação de seus movimentos. Como coloca Hélène L´Heuillet (2008, pág. 197)
a criança deve construir sozinha seu saber, e citando interpretação dos
pensamentos de Vecchi (2008, pág. 197) a criança deve ter suas próprias
representações no sentido da metacognição e na confrontação com outras crianças
(sociocognição) que esta pode “entrar em processo de aprendizagem”.
Avaliação da atividade.
Os
alunos no inicio do projeto, tiveram rejeição ao conteúdo, pois o xadrez é um
jogo conhecido como, jogo de raciocínio, e de difícil acesso, por não ter
projetos, a cultura da própria cidade não motiva, no decorrer do projeto, onde
eles foram aprendendo de uma forma diferente, através de vídeos, jogos on-line
e metodologia diferenciada, criaram intimidade com o jogo, familiarizando. A
sala pintou um tabuleiro gigante no pátio da escola com tinta, e confeccionaram
as peças em papel pardo, acessaram o sit sugerido pelo Blog de jogos on-line de xadrez, assistiram vídeos, tiveram aulas práticas de jogo em tabuleiro pequeno.
Fizeram a representação do xadrez humano, onde pude avaliar o conhecimento
sobre o jogo em cada um que representou uma peça do xadrez, fazendo as
movimentações corretas, com objetivos e táticas. O blog foi utilizado como sugestão de vídeos: história do xadrez, sit para jogos on-line de xdrez, e movimentos iniciais das peças de xadrez, onde os mesmos acompanhavam o vídeo juntamente com o tabuleiro em mãos, os sits sitados encontram-se nos meus VÍDEOS FAVORITOS em sugestão de sits dessa mesma página.
Cara Moniki, a sua postagem atende em partes ao proposto, pois não ficou claro como será utilizado o blog.
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