domingo, 28 de dezembro de 2014

Preparando-Me para o verão


Ouço muitas pessoas dizendo isso no fim do ano, que querem perder a 
barriguinha, emagrecer uns 5 ou 8kg, ficar um pouco mais definido. Porém, 
isso é um trabalho que leva mais tempo que elas esperam.
E é bem nessa época de fim de ano que as academias ficam abarrotadas de pessoas loucas para entrar em forma, para acabar com a gordurinha adquirida ao longo do ano.

A hora de começar a se preocupar com isso é o quanto antes melhor, não existe uma fórmula mágica, rápida e duradoura de mudar o corpo, o correto é exercitar o ano todo.

O corpo necessita de AO MENOS  2 meses para se ajustar ás novas cargas ou extresse que o organismo sofrerá, ele precisará se reorganizar organicamente o funcionalmente diante das exigências externas e internas. Seja ela músculo esqueléticos ou cardiorrespiratórios. Caso você não tenha esse tempo todo, certamente não alcançara seu objetivo de uma forma saudável.

Você deve praticar atividade física não somente para ter um corpo desejável aos olhos da sociedade ou estética, a atividade física trás muitos benefícios, tanto para adolescentes, adultos e idosos.

1- Previne e combate a obesidade;

2- Regula o sono (endorfina);
3- Melhora no sistema imunológico;
4- Combate a osteoporose;
5- Redução do colesterol;
6- Prevenção da diabetes;
7- Controla a hipertenção;
8- Melhora a auto estima e o condicionamento físico aumentando o libido(performance sexual);
9- Estéticamente mais bonito(a);
10-          Combate depressão;
11-   Na terceira idade melhora os reflexos;
12-          Melhora a postura;
13-          Diminui o risco de doenças cardíacas;
14-          Melhora a coordenação, entre outros.


Podemos ver então, que a prática da atividade física esta mais voltada para a qualidade de vida do que a própria estética, a humanidade anda cada vez mais doente, e devemos tomar algumas medidas preventivas - melhor que remediar.

Se você nunca fez nenhum tipo de exercício físico e quer começar hoje mesmo, dependendo do exercício procure um profissional da área, ele lhe indicará o melhor exercícios, logo após uma avaliação física, que é muito importante para escolher o tipo de exercícios e a prescrição correta do mesmo.

Seja ela musculação, corrida, caminhada ou o famoso Treino funcional.
Cada exercício deve ser realizado de forma correta, levando em conta, freqüência,  duração e intensidade, pois realizando de forma errada pode trazer malefícios ao invés de benefícios.

Confira algumas dicas importantes para chegar a estação mais esperada pela maioria.

- Atividade física regular, seguindo sempre a orientação de um profissional.
 (ao menos 30 minutos por dia ou 3x semanais).

- Procure sempre ter uma alimentação saudável: Frutas, verduras, legumes, carnes... Posso comer  de tudo, o que conta é, o quanto devo comer. Importante o acompanhamento de um nutricionista.

- Hidratação sempre (água ou isotônico) dependendo do exercício.
- No verão, escolher horários de temperaturas amenas, como até as 8:30 e após as 17:00hs.

- A boa e velha caminhada é sempre bem aceita, no mínimo 30 min. Diariamente para pessoas sem nenhuma patologia.

- Procure praticar atividades que lhe traga prazer, como a 
caminhada com amigos ou com o bichinho de estimação, 
andar de bicicleta, fazer uma visita e não utilizar automóvel para se locomover, 
vá a pé ou de bicicleta, essas atividades já é um bom começo pra que é sedentário.



*Mitos e verdades do exercício físico:

Suar mais faz queimar gordura? Não, o suor é regulador de temperatura do corpo, o que sai nele basicamente são algumas substancias como sais minerais, água, co2 e aquele cebinho das glândulas sebáceas.

Exercício localizado faz queimar gordura localizada? Não. Exercicios localizados, definem a musculatura da região, a gordura que é queimada, é retirada de vários locais, não somente da área trabalhada, como por exemplo, abdômen.

Comer poucas vezes, ou cortar uma refeição ajuda a perder peso? Não,  o correto é comer porções pequenas, a cada 3 horas, balancear o gasto calórico, mais gasto e menor ingestão.

Vou cortar carboidrato da minha refeição, é o que me faz engordar. Cortando todo carboidrato da sua dieta, estará cortando também energia, seu cérebro necessita de carboidrato, você perde tecido muscular. O ideal não é cortar tudo, é saber a quantidade certa. 

No próximo post falaremos um pouco sobre ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIOS FISICOS.

Lembre-se, EMAGRECER É DIFERENTE DE PERDER PESO. Confira no post http://educadorafisicamonikieveny.blogspot.com.br/
Por: Moniki Eveny

CREF:004975-G/MS

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DIETA DO CARBOIDRATO

Vamos cortar o carboidrato do cardápio?

Antes de responder essa pergunta, vamos pra alguns pontos importantes.

Muitas pessoas adoram cortar as batatas, arroz, feijão, massas, doces e pães, e de fato, isso emagrece. Olha como o nosso corpo reage quando fazemos isso.

Ao estocar carboidrato, também estocamos muita água,  se diminuirmos carboidrato, diminuímos água.

Nosso cérebro consome carboidrato como principal fonte de energia, e quando ele não o encontra, começa a consumir outros nutrientes em estoque.





Isso faz com que nosso corpo metabolize GODURA E PROTEINA. Olha só, a gordurinha esta sumindo, juntamente com a proteína ( quase toda de origem muscular) sendo assim, podemos dizer que você também perdeu massa muscular, e isso dará diferença na balança, fazendo “entender” que emagreceu perdendo somente gordura. Grande ilusão.  Aí a flacidez também aparece, e a fraqueza muscular também.

Oha só que legal, você emagreceu. E agora sentirá alguns sintomas: náusea, desidratação, tontura, fadiga,falta de atenção, de concentração, mal humor  e até mau hálito.

Vamos nos exercitar? Só que não.

Carboidrato = energia,  logo, sem carboidrato, sem energia. Você não tem da onde retirar energia para malhar ou correr.

Está disposto (a) a sempre fazer essa dieta? Afinal, você não conseguirá fazer essa dieta por um período prolongado, tendo assim que voltar a ingerir carboidratos e ganhando alguns quilinhos novamente.

É incerto dizer que essa dieta faz bem ou mal a saúde, é  impossível dizer que ao olharmos os números na balança diminuindo não da aquela vontade louca de soltar rojões e fazer uma festa pra vizinhança de tanta alegria. Mas cabe a você dizer se esta disposto a passar por essas alterações no seu organismo, ou realizar uma dieta balanceada onde NÃO SE PASSA FOME, que você possa perder peso gradativamente.

E ai? Vai fazer a dieta?

NA DÚVIDA, PROCURE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, NUTRICIONISTA E UM EDUCADOR FÍSICO, ELES SABERÃO O QUE FAZER, E CUIDARÃO DE VOCÊ COM MUITO CARINHO.
Por: Moniki Eveny


terça-feira, 25 de novembro de 2014

Jogos de Mesa ou tecnológicos?


Os jogos de mesa são mais antigos do que imaginamos.
Jogos de mesa é um termo dado para aqueles jogos que jogamos sobre uma mesa, tablado ou superfície plana,  esse nome foi dado para distinguir jogos dos desportos e de vídeos.
Podemos  classificar os jogos de mesa em: Jogos de carta, tabuleiros, jogos de festa, role-playing, jogos de miniaturas, de beber, ping pong, futebol de botão e alguns outros.
Tive uma discussão com a minha turma de 6º ao 9º ano sobre jogos de mesa e jogos tecnológicos, fiz com que ele vivenciassem alguns desses jogos, como : xadrez, dama, resta um, dominó, ludo, sobe e desce, UNO, jogo da onça, palitos e futebol de botão. A maioria dos jogos foram confeccionados por eles.

Depois de algumas aulas, perguntei a eles, qual tipo de jogo que eles preferem,de mesa ou tecnológicos? A resposta foi clara, e bem direta, TECNOLÓGICOS.

Mas o motivo que os levaram a escolher esse tipo de jogo é preocupante: OS JOGOS SÃO MAIS FÁCEIS E NÃO PRECISA FICAR PENSANDO TANTO, e outras justificativas como: o próprio jogo lhe da opção de ação, de jogada, os jogos se mexem, são coloridos, tem som, tem ação, as fases lhe proporcionam desafios, porém ao repetir aquela fase ele sabe o que vai acontecer.
Os jogos de mesa não são apenas jogos para distrair a mente ou passar o tempo, os jogos estimulam habilidades que a criança irá aplicar principalmente na vida adulta. Com alguns jogos podem aprender  noções de estratégia e de raciocínio lógico. Esses jogos, por meio de regras, conquistas e derrotas, ensinam que ter foco, calma e motivação para atingir objetivos que é essencial na vida.
Os jogos tecnológicos deveriam ser ensinados, assim como tudo na vida da criança. Trazer a tecnologia a favor da educação é essencial. O que vi e escutei dos meus alunos sobre os jogos tecnológicos é que eles usam para se divertir e simplesmente passar  o tempo fazendo o que o vídeo game sugere.
Aqui vai uma produção de texto NA ÍNTEGRA (sem correções) feito por um dos meus alunos sobre o assunto.
Jogos de mesa ou jogos tecnológicos?
Na minha opinião, jogos de mesa não tem muita graça, apesar de ser um dos primeiros jogos a ser feito no mundo.
Antigamente era muito divertido para crianças e adultos, acho que hoje em dia tem ainda pessoas que se identificam por esses jogos.
Hoje em dia vivemos numa era mais avançada com celulares sem fio e computadores evoluídos. Mas tudo isso levamos em conta a zuação de amigos. Sabe por quê? A maioria dos jovens tem acesso a tecnologia, como todos sabem, então aqueles que têm a influencia dos pais para jogar jogos de mesa, acabam sendo zuados pelos amigos que não tem influencia nenhuma. Tipo, os que não tem influencia dizem assim:  _ poxa, você esta jogando esse jogo de velho? Tem um monte de jogos legais da nossa era de internet, larga isso. Então tudo isso torna difícil raciocínio de muitos, pois o jogo de mesa tem esse lado, de ensinar e exercitar a memória.
Agora no meu caso eu prefiro jogos tecnológicos, não sei se é por que tive pouca influencia para jogar jogo de mesa. Claro que joguei muitos jogos de mesa, mas não troco os tecnológicos por eles.
O jogo tecnológico tem uma vantagem maior, tipo, de ensinar melhor, mostrando o lugar certo de ir, você pode ser quem você quiser nos jogos de guerra, futebol, sem falar dos jogos on-line,  que você conhece um muitas pessoas. No jogo de mesa você só joga com a pessoa que esta ali, e o tecnológico com muitas pessoas, e muitas vezes batendo o recorde dos outros jogadores. Por isso prefiro os jogos tecnológicos.
Izaias Reis.
8º Ano
E.M.Arlindo Luz II
Zona Rural.




TIREM SUAS CONCLUSÕES E DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO.
Quebra-cabeça
Resta 1 

domingo, 16 de novembro de 2014

CONTOS E SUAS DELÍCIAS




Quem é que não gosta de uma boa história? Não há quem resista.
Lembro-me, quando criança, sentava no colo do meu pai, ele contava muitas histórias, algumas conhecidas, e outras inventadas, logo no inicio da noite quando minha mãe fazia a “janta”,
Cantava canções do tipo: Mariana conta 1,2,3... e outras, um elefante incomoda muita gente...
Pra mim era incrível, eu nem sabia contar de trás pra frente, era uma comédia.
Contar história, diferentemente de ler, é algo muito mais prazeroso e mágico, encanta do pequeno ao adulto, dependendo de quem conta; não desmerecendo a leitura, cada uma tem suas particularidades e um objetivo a ser trabalhado.
A contação de histórias é uma grande fonte para estimular a imaginação, induz o diálogo, possibilita a descoberta do mundo, sentir emoções, descobrir conflitos, dificuldades, impasses,das soluções, que podemos nos deparar no decorrer das nossas vidas, o raciocínio lógico, pensamentos convergentes e divergentes, as relações espaciais e temporais, entre outros.
Qual menina, mulher, senhora, que seja SOLTEIRA, ainda espera o seu PRÍNCIPE ENCANTADO MONTADO EM UM CAVALO BRANCO, ou compara uma pessoa má com a BRUXA? Muitos contos  falam sobre preconceitos, encorajamento, que o” bem vence o mal”.  Afinal Jesus Cristo ensinou  que sobre o amor em 1 Coríntios 13, e o bem sempre vence.
Viva essa delícia dos contos, e passe essa cultura para os seus pequeninos!!!
Por:  Moniki Eveny


domingo, 9 de novembro de 2014

Ginástica Laboral


                                             GINÁSTICA LABORAL


ginástica laboral tem o objetivo de manter a saúde dos funcionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos  direcionados para aquela atividade profissional e feitos durante o expediente. Esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física (um educador físico), para que obtenham-se os resultados esperados.
Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.
A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima.
Não precisamos ser experts  para saber que, agindo dessa maneira sobre os empregados, a ginástica influenciará também no faturamento da empresa, pois esta terá uma produtividade muito maior.

 A princípio denominada “ginástica de pausa para operários”, surgiu em 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária, a Alemanha, etc. Em 1928 chegou ao Japão, sendo aplicada nos trabalhadores do correio, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país.
Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente.
Atualmente, menos pessoas são “consumidas” pelo trabalho do que no século XIX, mas em compensação a automação, a informatização e o avanço tecnológico fizeram com que muitos trabalhadores sejam “operadores de máquinas”, ao mesmo tempo que afastou os trabalhadores uns dos outros, tornando o trabalho exaustivo e exigente. Mais do que nunca as pessoas trabalham sozinhas, sendo pressionadas por metas e tarefas a cumprir.
Devido a todas essas particularidades decorrentes da globalização, os trabalhadores hoje necessitam mais que nunca de uma atividade física, e se ela acontece no meio de seu expediente, no ambiente de trabalho, e ainda promove interação, descontração e relaxamento de corpo e mente, torna-se ainda mais indispensável.

Principais Benefícios
  • Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;
  • Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressãoansiedade, etc;
  • Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
  • Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
  • Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;
  • Melhora da auto-estima e da auto-imagem;
  • Combate as tensões emocionais;
  • Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas;
  • Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;
  • Melhoria das relações interpessoais;
  • Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal;
  • Diminui afastamentos médicos, acidente e lesões;
  • Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;
  • Fontes:
    http://www.copacabanarunners.net/ginastica-laboral.html
    http://www.cdof.com.br/gl5.htm
    http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=815
    http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=849

domingo, 26 de outubro de 2014

Emagrecer ou perder peso?


Vamos esclarecer algumas dúvidas??
Por que perdi medida e não peso?
Dêem uma olhada nessa figura, aqui nós temos 1kg de gordura e 1kg  de músculos. 






A diferença? 
O VOLUME.
O que é que esta fazendo volume em você? Então vamos lá.
Não adianta ficar nessa “nóia” de escolher a balança como único fator de medida para o seu resultado. Podemos medir através do adipômetro e circunferência, um método simples e indireto. Não invalidando a balança.
Mas por que não perdi peso?
O que é importante para sua saúde é: EMAGRECER.
Olha que  confusão nos conceitos perder peso e emagrecer. Eles são muito diferentes, pois perder peso implica “apenas” na perda de quilos na balança. Independe do que foi perdido, se foi água, massa muscular ou gordura ou até mesmo a diferença de peso da sua roupa, as pessoas estão mais preocupadas em perder peso do que emagrecer. Vendo apenas pela balança, não sabemos a qualidade do que foi perdido. Se perdemos mais água será facilmente recuperado se houver uma boa hidratação, agora, se a perda foi mais de massa muscular será prejuízo duplo,  a perda de peso baseada em perda de água e músculo é desfavorável para quem quer emagrecer; já quando perdemos gordura efetivamente, o benefício será enorme. 
Então, se você perdeu medida, quer dizer que, a gordurinha foi embora e seus músculos continuaram ali, firmes e fortes, você não se desidratou, não perdeu os nutrientes necessários para seu corpo.
Lembre-se, é importante que tenha um acompanhamento sempre com os mesmos equipamentos, seja eles balança, fita métrica ou o adipômetro, a roupa que usou nas pesagens também conta.
Não saia da “dieta”, sua alimentação tem que ser baseada na sua necessidade diária, caso você faça exercícios ou não, combine a  ingestão com os gastos assim você terá um ótimo resultado, não caia nas dietas da moda, como diz, moda passa e você volta ser o que era. para emagrecer, não existe fórmula mágica, mas sim ter DISCIPLINA.
Por: Moniki Eveny.
Personal trainer.


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

















Bom Dia pessoal, venho através deste post esclarecer algumas dúvidas sobre QUEIMA DE GORDURA LOCALIZADA através de exercícios localizados, vamos lá.
O que é gorduraTambém chamada de células adiposas e TRIGLICÉRIDES, são combinações de gorduras e AÇÚCARES, e são uma fonte bem grande de energia, um belo combustível para nosso corpo, funciona assim:

Logo após um exercício prolongado, seja correr, nadar, levantar pesos ou dançar, os níveis de glicogênio dos músculos caem. O resultado é que o corpo pega qualquer açúcar presente no sangue (glicose) e o converte em glicogênio (processado pelo fígado).
Entretanto, logo que os níveis de glicose do sangue caem, o corpo começa a desmanchar as reservas disponíveis. Isso não inclui apenas as células adiposas, mas também os tecidos musculares. Este é motivo pelo qual atletas tomam bebidas baseadas em açúcar para recuperação, pois elas previnem o desgaste dos músculos depois do exercício.
Como a quebra da gordura é acionada pelo corpo após sentir uma redução dos níveis de açúcar no sangue (o hormônio glucagon é liberado do pâncreas para acionar essa reação), os músculos que estão sendo exercitados não afetam especificamente as células adiposas próximas. Então, simplesmente não existe isso de queimar gordura localizada.


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

UNIDADE 3- MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA- CAMINHOS PARA A CIDADANIA

ENCONTREI UM SITE COM UMA DISCUÇÃO BEM INTRIGANTE


Aqui debatem as mudanças sociais incluindo as tecnologias nas escolas que estão chegando MUITO TARDE, pois em outros países isso já foi inserido, e Brasil esta um tando “desinteressado” quando se fala em educação como cita Cláudio de Musacchio:

O Brasil possui duas qualidades invejáveis: flexibilidade e adaptação. Seus empresários observam oportunidades rapidamente, num mundo de transformações constantes. Lá fora, quando mudam as regras comerciais, industriais, o Brasil logo se adapta e se flexibiliza para dar conta das mudanças.  Mas o mesmo não ocorre em outros setores da economia, como por exemplo, na Educação e na formação do povo brasileiro.

E, igualmente:

As escolas brasileiras estão demorando demais para aceitar o seu eterno papel, que é o de oportunizar para o seu povo ensino e aprendizagem de qualidade. E isso significa, em outras palavras, aprender. Aprender para ensinar. Aprender tecnologias e utilizar essas tecnologias como instrumento de ensino, em primeiro lugar.

Não podemos ser bloqueadores ou “in-oportunizar” os alunos de aprender algo que é de suma importância para sua vida, pois vivemos em um  mundo totalmente capitalista, onde as mudanças ocorrem não a passos de “tartarugas”, mas sim a “velocidade da luz”, as escolas como colaboradoras dessa formação do indivíduo, deve se manter atualizada e atenta para colaborar cada dia mais nessa formação. E quando isso acontecer o Brasil realmente vai avançar a passos largos quando perceber que educar é acima de tudo entender o que a sociedade espera da escola neste momento. E todos nós concordamos o que a Escola precisa ser para todos nós.
Não vou me limitar somente no face book como uma opção de ensino-aprendizagem, ou o Blogger, o professor deve buscar esse tipo de informação, não somente para cumprir com o seu papel na escola, isso vai servir para sua vida pessoal, seu conhecimento pessoal.
A escola ao bloquear a inserção das mídias e tecnologias na escola, esta bloqueando seus alunos para o mundo, o professor que irá atribuir o uso dessas mídias na escola, deve usá-las a favor da educação do indivíduo, pois além disso, os nossos alunos a utilizam como uma forma de entretenimento, passa tempo, socialização, e por que não ensiná-los a utilizar  de uma forma –vamos dizer- científica, fazer com que eles elaborem algo que contribua para a comunidade, fazendo alunos criadores, e transformadores, não podemos usar as mídias e redes sócias somente com a intenção de não deixar nossas aulas chatas, devemos pensar em como contribuir para uma mudança significativa na vida do aluno.

Atualmente, em nossa comunidade escolar que é a ZONA ao RURAL, ainda sofre com a inacessibilidade de tecnologias, pois, não tem computadores e internet para a realização dessas atividades, estamos limitados, pois os alunos somente têm o acesso às redes sócias quando se deslocam da zona rural para a zona urbana, geralmente uma vez por mês, é quando aproveitamos para sugerir algumas atividades extras. Como citado acima, o nosso Brasil irá andar conforme os países de primeiro mundo, quando olhar para a educação, incentivando e investindo com qualidade na educação e nos formadores.